Top 70 de 2013 – Parte 1 (70-56)

Olá, como vocês estão?

E dando continuidade aos tops retrô que eu comecei lá em julho (e que dei uma parada sabe-se la por quê), venho agora com o top 2013.

Eu achei 2013 um ano bem bom pro kpop, principalmente porque as músicas boas do ano são MUITO boas e eu ouço até hoje como se tivessem saído semana passada (e várias das minhas faixas favoritas do kpop em todos os tempos são de 2013 também). Sem mais delongas, vamos lá. Preparados pra muita rasgação de seda pra 9Muses?

70 – 9Muses – Whatever

Print

Eu ia, na verdade, dar esse último lugar pra Spotlight, a maravilhosa intro do Wild. Masss, eu acabei lembrando da existência de Whatever, e rapidamente a outra foi desbancada. O Primadonna é sem duvidas o meu 2° álbum favorito do ano (é meio óbvio o primeiro), e pra começar o flood das faixas dele aqui, essa música ótima com tema de jogo de luta dos anos 90 na backtrack, um refrão bem grudentinho e um replay factor enorme. Não é um dos destaques do álbum, mas assim como 85% dele, é um hino. Ouçam aqui.

-x-

69 – EXO – Wolf

ff71cca345b1ac104022eef28300be24c6bb5a3e_hq

Por algum motivo, a capa do álbum em todas as fotos do google estava somente nessa versão de altíssima qualidade

AAAARGHH ISSO É MUITO RUIM. Wolf (juntamente com Growl) foi o começo da subida do EXO pro 1° escalão dos boygroups, e quem vê nem pensa que isso começou com uma tosqueira dessa. Sério, eles imitando lobos selvagens, a letra onde eles são tremendamente intimidadores ao dizerem que vão morder a moça como um queijo,  e tudo acompanhado de uma música que eu aprendi a amar com o tempo (involuntariamente, mas aprendi). EXO e seus derivados sempre funcionam sendo toscos (propositalmente ou não), não sei por quê a SM ainda prefere botar eles como inovadores sendo que sempre saem uns KoKoBops nessas tentativas.

-x-

68 – Beast – Shadow

cover1

Eu acho o Hard To Love, How To Love bem fraquinho num todo, mas o single felizmente compensa bastante: Shadow é 100% Beast quando a Cube botava eles no lado trevoso, e como em todas as vezes, ela funciona bem, principalmente pelo clima melancólico (que prevalece mais no refrão) e os “because i’m a shadow, shadow, shadow” que grudam bastante. E claro, o maravilhoso rap do Junhyung <3. Infelizmente como Highlight eu acho difícil eles apostarem em algo assim de novo, então fica só na memória mesmo.

-x-

67 – Teen Top – Rocking

teen-top_1376972422_af_org

Eu não sou la um grande conhecedor das músicas do Teen Top, mas gosto do que ja ouvi deles, e Rocking com certeza é uma das que mais curto. A intro disso é ótima e bem marcante (daquelas que você reconhece na hora), e o resto é legal também (os breaks no refrão principalmente). Ah e a coreografia do passinho é icônica. E é claro que após ter colocado Rocking em SESSENTA E SETE, eu sou um garoto solteiro, choices. (desculpa Sowon <3)

-x-

66 – Dasoni – Goodbye

dasoni2520-2520goodbye

1 ano antes de EXID (e Hani) estourar de vez, elas estavam lançando sub unit de ballad. E que unit, hein. Se tivessem comeback pós-Up & Down tenho certeza que saía hitzão. Enfim, Goodbye é um desses dance-pseudo ballad que tem aqui e ali no kpop, e que sempre funcionam comigo. Adoro as highnotes da ❤ Solji ❤ juntamente com o refrão bem forte. Gosto também do mv oriental, casa bem com a faixa. Podia rolar um single novo, hein. Agiliza ai, Banana Culture, aproveita que EXID ta pra voltar

-x-

.65 – miss A – Mama (I’m Good)

hush

Outro álbum de 2013 que eu gosto muito é o Hush, e conforme o tempo passou desde a review que fiz dele no comecinho do blog, fui mudando minhas preferências pelas músicas. Enquanto a minha atual favorita não aparece, vamos celebrar o hino que mamãe (sou boa) é. Gosto bastante de como usam o R&B aqui, e a letra falando sobre o quanto os jovens não são levados a sério somente por serem jovens é bem bacana também. Rainhas. Ouçam aqui

-x-

64 – f(x) – Step

sdgwr2g.jpg

Obviamente eu vou encher isso aqui de Pink Tape também. Step é tão boa, né? Uma farofinha alegre e contagiante digna de flashmob. O refrão eu admito que não é tão animador quanto eu gostaria, mas nem ligo pra isso, a faixa continua bem boa… só faltou um mv ou special clip que fizesse jus a letra pra ornar. Ouçam aqui.

-x-

63 – GDragon – Coup D’Etat

7929677860524772

Eu não curto as carreiras solo dos integrantes do BIGBANG (assim como o grupo em si), e acho que essa é uma das poucas exceções. Coup D’Etat é uma faixa bem intensa e até mesmo um pouco macabra (o clipe casa bem com isso também, acho ele bem impactante). Eu não tenho problemas com a voz do GDragon (na real com vozes anasaladas no geral), e aqui eu acho até que ela dá um up a mais. Uma boa faixa…

-x-

62 – SHINee – Dream Girl

shinee-dream-girl

Ai, como eu gosto disso aqui. Dream Girl retoma a um estilo mais pop e descontraído que SHINee até então tinha largado um pouquinho, e pra mim é a imagem que mais combina com eles. O clipe é lindo e muito bem produzido (apesar dos figurinos duvidosos), e gosto principalmente da bridge disso aqui. Se SHINee não implodir pelos acontecimentos recentes, poderiam voltar nessa vibe. Uma das melhores eras deles….

-x-

61 – Ailee – No No No 

cover7

O EP da Ailee tem faixas bem bacanas, mas o destaque, além do single, é No No No. Ok, ela é um dance-pseudo ballad igualzinha a Goodbye lá de cima, mas ela bota tanta emoção no vocal (no refrão principalmente), que fica difícil não achar essa música uma maravilha, ainda mais no live, onde isso fica tudo mais evidente. Com certeza hitaria muito se fosse uma das OSTs dela que são allkill, pena que não é o caso e ela foi destinada a ser bside…

-x-

60 – After School – Dressing Room

2ax0rev

After School teve um 2013 ótimo (uma pena ter sido o último antes da morte súbita em territórios coreanos). Gosto de tudo o que elas lançaram no ano, e pra começar a rasgação de seda, Dressing Room, um synthpop sombrio e dramático que casa bem com a sonoridade que elas vinham adotando do ano anterior até a época. Os sintetizadores são ótimos, e Raina gritando com gosto é lindo de se ver <3. Ouçam aqui

-x-

59 – 2Yoon – 24/7

cover19

Vocês se lembram que existiu no universo uma sub unit do 4Minute? Pois é. Isso foi um dos primeiros troços que escutei quando entrei no kpop, e não vi absolutamente ninguém até hoje falando disso aqui. Como vocês podem ignorar esse hino vibrante e grudento?? Infelizmente foram sabotadíssimas, porque além de um single bem bacana, o mini possui faixas que arrisco dizer que são até melhores que ele. Hino caipira. Pena que ficou por isso mesmo, o country merecia ser salvo por 2Yoon novamente.

-x-

58 – Dalshabet – Be Ambitious

dal-shabet_1371926178_af_org

AAAAA como eu gosto disso aqui. Be Ambitious, comigo, é uma dessas músicas que soam fraquinhas nas primeiras ouvidas, mas depois se tornam um jam icônico. Adoro a letra da faixa, que cobra ambição do mano, senão ele vai perder elas pra outro caras, e o clipe é bem legal de assistir também, pena que (de novo) teve polêmica besta e a faixa foi boicotada. Orgulho de ter aprendido a dançar o refrão ❤

-x-

57 – MFBTY – Sweet Dreams

COVER_01(1)

Eu descobri isso aqui tão aleatoriamente no youtube, e foi paixão a primeira vista. A faixa pode até parecer meio bagunçada em alguns momentos (partes melódicas de vocal, EDM, rap frenético, tudo aparecendo individualmente), mas no fim acaba sendo bem fechadinha. E claro que tudo fica melhor com os raps de ❤ Yoonmirae rainha <3. Só gostaria de entender o clipe fumadíssimo. Ah, e não liguem pra data de envio do vídeo, foi por algum motivo upado só em 2015 no canal da 1theK.

-x-

56 – 9Muses – Dolls

cover26

Como eu disse, isso aqui ta lotado de 9Muses (com um ano tão bom quanto o 2013 delas foi, meio impossível não enfiar 2910 faixas, né), e continuando as 9 faixas que vão ter ao todo, Dolls, que mesmo enfraquecendo levemente em comparação aos outros singles delas no ano, ainda brilha muito por mérito próprio. Sweetune são ótimos produtores, e é lindo ver que até uma simples faixa classuda com sax consegue virar outro nas mãos deles. Amo tudo na faixa, mas destaque pra Euaerin e Eunji deixando a bridge icônica. Que saudades dessa formação 😦

-x-

E essa foi a 1° parte do top 2013, que vai funcionar naquele mesmo esquema de post dia sim e dia não (nesse meio tempo prometo intercalar com posts ao invés de deixar o blog as moscas igual to fazendo esses tempos). Aguardem pacientemente.

Não se esqueçam de curtir a página do blog, e se gostou do post, compartilhe ❤

Anúncios

6 comentários sobre “Top 70 de 2013 – Parte 1 (70-56)

  1. IAmTwinkleMermo disse:

    Finalmente alguém que gosta de Dolls além de mim ;-; , essa musica é tão boa , melhor formação do 4Muses ❤ , e a bridge de rap é maravilhosa mesmo , saudades de ouvir essas duas mandando papapum ;-;, Eunji era minha bias , me conquistou desde a primeira vez que a vi dançando , nunca tinha visto alguém que transmitia tanta felicidade enquanto dançava.
    Videozinho pra enaltecer a main dancer da nação ( ela no centro na hora do refrão é minha parte favorita ;-; )

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s