REVIEW: MONSTA X – THE CLAN PT 2.5 ‘BEAUTIFUL’

Olá, como vocês estão?

E finalmente Monsta X lançou seu primeiro LP. Eu gosto bastante deles e estava mais do que ansioso pra esse álbum, já que, desde o debut, eles vem numa qualidade musical crescente (Tresspass bomba > Rush mediano > The Clan pt 1 bom > The Clan pt 2 ótimo).

Um primeiro full álbum é, geralmente, a chance que o ato tem pra mostrar ao que veio, seguindo o que ele veio lançando até então mas mostrando novos caminhos. O single nós já ouvimos e ele é bacana (consegui engolir completamente com mais ouvidas), mas e o álbum, será que é um amontoado de fillers ou segue a qualidade que eles vem adquirindo? Vamos ver.

Ouçam pelo Youtube, já que a miniatura do Spotify não quer pegar:

Começamos com Ready Or Not, um farofão tryhard que sai aos montes por ai. Grudenta, agressiva, não achei lá essas coisas e é provavelmente a mais fraquinha entre os farofões do álbum, mas ela até que inicia as coisas dignamente.

Seguindo, Beautiful, o lead single. Incrível como mudamos o pensamento rápido, não? No post do comeback eu havia dito que achei a faixa boa, mas pouco impactante. Pois bem, enquanto escrevo, eu já cheguei na parte onde acho ela bem boa como a title do álbum. Os versos de rap e backtrack agressivos de Jooheon e Changkyun são bacanas e contrastam legal com o refrão e backtrack melódicos onde eles falam sobre uma pessoa bonita (não está especificado gênero ou algo do tipo). Até o break que eu tinha achado bem sem sal eu comecei a gostar, vejam só.

E tudo isso junto a um mv lindo, provavelmente o melhor deles até agora, só deixa tudo ainda melhor.

Incomparable vem muito bem na tracklist, mantendo um clima parecido com o de Beautiful. Tem um começo mais sutil do que a anterior, mas que depois vai acelerando no pré refrão grudento até chegar no refrão que é bem bacana. E a bridge com o rap é legal também. Boa. Poderia ser ótima se o refrão fosse mais explosivo, ao invés de desacelerar, mas continua uma boa faixa.

A primeira midtempo a vir é Need U. Tem um clima mais urbano e é bem bonitinha, assim como as outras músicas desse tipo que eles tem (sempre tem uma dessa nos minis do Monsta X). Não faz muito por si só, mas é grudentinha e numa ouvida casual é bacana.

Agora, Oi pra voltar aos farofões. Só pelo nome icônico isso ai já seria a melhor do álbum, mas ela segue o padrão de farofas que o Monsta X lança quando tá inspirado. Frenética, com os “orai” grudentos e com instrumental bem acelerado, é provavelmente a faixa com maior replay factor daqui.

Agora entramos no PR&B com Miss You. É mais melancólica que as anteriores, o refrão é bacana e a backtrack é ótima, não deixando a faixa cair numa zona pedante. Dentre as mais lentas, é a melhor.

Voltando a farofa, Calm Down. É agressiva e com sessões intermináveis de rap nos versos, e a transição pro refrão dramático e gritado, mesmo que meio imediata, é legal e não deixa nenhum estranhamento ou algo do tipo. É bacana, e provavelmente vai ser a nova Queen, no sentido de eu não dar muita bola no lançamento mas depois me viciar. Apenas aguardo.

A última uptempo é All I Do, um número de disco/funky bem bacana e alegre. Adoro quando eles apostam nessa sonoridade menos hip hop, então até que curti, mesmo que seja um pouco fillerzinha.

Chegamos na reta final com 5:14 (Last Page). E por quê algo com esse nome não encerra o álbum eu não sei. O começo orquestral é bacana, mas depois ela vai pra uma midtempo com ares urbanos igual Need U. É o tipo de música que você ouve só no álbum e pronto.

changkyun beautiful

Parece favoritismo mas é só o número ímpar de integrantes fazendo efeito

I’ll Be There encerra o álbum. E o fato de ela ser uma música que finaliza algo E TAMBÉM ser uma música pros fãs (Wonho que compôs) mas não ser sonífera já é digno de 10 pra isso aqui. É bonitinha, meio filler e suponho que a letra deve agradecer os fãs e tal. Até que fecha bem.

The Clan pt 2.5 ‘Beautiful’ é um álbum bacana e segue bem o que o Monsta X vem fazendo do último ano pra cá, com a sonoridade hip hop porém conceitual que aos poucos tem virado a sonoridade deles. Sua tracklist é bem organizada e com uma sonoridade sólida, sem montanhas russas, e ele tem no máximo umas 2 fillerzinhas, mas que não ofendem nem nada. Funciona bem tanto como álbum num todo quanto isoladamente (o que, pra mim, é sempre um ponto positivo em qualquer álbum.) Porém, é 100% Monsta X, então quem gosta deles vai gostar do álbum, mas quem não curte vai continuar não gostando. Eu, na minha humilde opinião de alguém que gosta deles, acho que vale a ouvida, pois o álbum mantém o bom nível dos últimos trabalhos do grupo.

the clan pt 25

The Misconceptions Of Me ~ Review 

Monsta X – The Clan pt 2.5 ‘Beautiful’

Lançamento: 21/03/2017

Nota: 8,0

TOP3: Oi, Miss You e Beautiful 

E vocês, o que acharam do Beautiful?

Não se esqueçam de curtir a página do blog, e se gostou do post, divulgue ❤

Anúncios

6 comentários sobre “REVIEW: MONSTA X – THE CLAN PT 2.5 ‘BEAUTIFUL’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s