Top 10 músicas do Wonder Girls – Tributo

Pois bem, 2017 já decidiu nos ceifar mais um grupo querido. E claro, irei fazer uma homenagem.

Wonder Girls sempre foi um grupo com um estilo próprio, optando por números retrô pop em seus singles. Mesmo com debut americano dando errado, anos de hiatus e várias mudanças de formação, elas sempre permaneceram com a qualidade, e com certeza vai ser uma enorme perda musical pro kpop.

Então, decidi fazer um top 10 como tributo pro grupo, com as minhas músicas favoritas delas dentre tantas que gosto. Vamos?

10 – Like Money (feat Akon)

like-money

Pra começar, a uma das únicas músicas originalmente em inglês delas (ok que segue a estrutura de um single kpop, versos-refrão-versos-refrão-bridge de rap-refrão com gritos da vocal). Like Money é uma farofa boa e datada positivamente, cheio de autotune que faz parte do charme e um fucking olodum em sua backtrack. As partes de Akon são bem-vindas e o pacote final fica ótimo. Uma pena que o clipe é tosco demais (ainda mais pra algo que foi pros EUA), senão seria win/win.

-x-

9 – The DJ Is Mine

wonder-girls-the-dj-is-mine

E aqui está o outro single exclusivamente em inglês do Wonder Girls. The DJ Is Mine é um pop eletrônico com dubstep (afinal, 2012 foi o ano do dubstep no kpop), intenso e dançante. Não sei quem é o outro girlgroup com elas ai e também não sei porque elas estão ai (provavelmente pra dar buzz, afinal, era single pros EUA), mas acabou ficando legal no fim. O clipe com Yenny competindo com a ocidental sobre quem vai pegar o DJ é o que se espera da faixa, então, mais um ponto pro Wonder Girls.

-x-

8 – I Feel You 

7785bb39jw1eup8wcvra7j20sg0sg41l

Wonder Girls estava respirando por aparelhos e o futuro do grupo era incerto, mas ai elas voltaram totalmente reformuladas, e esse retorno não poderia ser melhor. I Feel You não é algo que tenta reinventar ou modernizar os anos 80, e sim, uma faixa que emula os anos 80 fielmente, tanto musicalmente quanto visualmente. Os vocais suspirados, o teclado, o clipe com tela cortada e com vários elementos visuais da época (coloquem em 240p e fica melhor ainda), é tudo maravilhoso. Uma virada de jogo totalmente digna.

7 – Like This

wonder_girls___wonder_party_by_ahracool-d5s39yy

Boa parte do pessoal não gosta de Like This, e eu nunca entenderei por que. Você diria não pra esse flashmob maravilhoso e animado com dancinha marcante? Admito que eu detestava isso aqui no início, mas magicamente foi me ganhando aos poucos. Provavelmente vai ser a música mais difícil de se explicar da lista, porque eu não sei o que dizer sobre além de “que hino”, então enquanto eu tento explicar, vou usando palavras pra preencher linha até o fim. E não é que funcionou?

-x-

6 – Sweet & Easy

why-so-lonely

Eu acabei percebendo que gosto bem mais de Sweet & Easy do que de Why So Lonely, então ela acabou roubando a vaga aqui (coisa que não aconteceu no top de fim de ano). Mas enfim, doce e fácil é um número de disco 70’s muito bom, e assim como I Feel You, ela não reinventa, somente segue a fórmula, e isso que lhe dá diferencial. Uma pena que foi censurada dos music shows, queria tanto um live…

-x-

5 – Tell Me

albumcover1

Alguém ai falou em iconicidade? Tell Me é uma dessas coisas que você olha e percebe que elas pedem pra ser marcantes. Dancinha fácil, refrão grudento (never forget omona sendo o shyshyshy da geração passada), e tudo isso por cima de um instrumental 9-bit bem bacana. Mais do que merecido ser uma das coisas mais icônicas do kpop (e que tá a poucos meses de completar 10 anos)

-x-

4 – Candle (feat Paloalto)

7785bb39jw1eup8wcvra7j20sg0sg41l

Reboot é com certeza o melhor álbum de 2015 no kpop (e se duvidar um dos melhores entre a música mundial), e ele é cheio de bsides boas. Dentre todas, a minha favorita é de longe Candle. O começo com estalinhos pra depois vir os sintetizadores característicos dos anos 80 é sensacional, os “light up my candle, l-l-l-light up” são bem grudentos e os raps são ótimos (incluam o Paloalto nessa). Ouçam aqui

-x-

3 – Me, in

j_lcfkcrj2o

S E G U R A  E S S E  R O C K. Assim como o Reboot, o Wonder World também é cheio de bsides ótimas (o que eu acho bem triste, pois o single é um pouco nhé comparado a elas). Me, in se destaca por ser um pop rock intenso, coisa que é bem incomum na discografia delas. O refrão é marcante e os vários “nananananananana” são bem grudentos. Não é a minha favorita do álbum, mas é marcante o suficiente pra ficar em 3°. Ouçam aqui

-x-

2 – Two Different Tears

wg-2-difernet

Acho que todos estavam apreensivos pra Two Different Tears, já que foi o primeiro single delas após a saída de Sunmi/entrada de Lim. Mas ele veio com grande estilo na forma de um pop 70’s contagiante, quase um Roly Poly 2.0 que veio antes da própria Roly Poly. O clipe tosquíssimo só ajuda na coisa toda, e no fim, Two Different Tears acaba sendo meu single favorito delas. Poderia ser a minha música favorita, se não fosse pela existência de…

-x-

1 – G.N.O

j_lcfkcrj2o

Vou contar uma coisa pra vocês: fazer esse post foi provavelmente uma das coisas mais difíceis que fiz nessa vida de blogueiro, simplesmente porque, mesmo gostando de quase tudo do Wonder Girls, eu não tinha nenhuma música que gostasse disparadamente. Até que lembrei de G.N.O, que é uma das poucas farofas dançantes delas. G.N.O é a típica música pra ralar na baladinha top, só que 1000 vezes melhorada. Não foi single, mas pelo visto o próprio JYP acha um hino também, já que elas performaram a faixa inteira nos music shows.

-x-

E bem, esse foi o post de tributo pro Wonder Girls. Sem sombra de duvidas, elas farão uma falta gigantesca pro kpop, tanto musicalmente quanto para os fãs. Infelizmente a 2° geração de girlgroups está praticamente acabada, e isso é preocupante, pois vários dos hinos icônicos do kpop vem desses grupos. Enfim, espero que a Lim e a Yubin se saiam bem na JYP, e a Yenny e a Sunmi consigam uma boa empresa.

Haviam outras músicas que gostaria de colocar na lista, como Nobody, Be My Baby e os solos da Yenny/Sunmi (mais precisamente Ain’t Nobody, Bond, Iron Girl/24 Hours e Burn, respectivamente), mas não deu. Porém, fica ai de menção honrosa.

E quais as músicas do Wonder Girls que vocês mais gostam?

Não se esqueçam de curtir a página do blog, e se gostou do post, divulgue ❤

Anúncios

7 comentários sobre “Top 10 músicas do Wonder Girls – Tributo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s