Top 10 músicas do 2NE1 – Tributo

Vou ser sincero com vocês: 2NE1 nunca foi um dos meus grupos favoritos. Mas tenho um enorme carinho por elas, já que, se não fosse 2NE1, eu não estaria aqui, colocando foto de coreano no twitter, surtando com comebacks e, principalmente, escrevendo esse blog.

E pensar que foi tudo culpa de um XBOX 360, que na época era febre por causa do kinect e eram comuns jogos de danças. Como toda criança, fiquei enlouquecido com a novidade e achava que aquilo era o ápice que um videogame poderia atingir.

Eis que ganhei um aos meus 11 anos e junto com ele veio um “Dance Central 3”. Fui passando as músicas que haviam no jogo e me deparei com uma em especial, com a foto de 4 bonequinhas e um ritmo bem legal. Mal sabia eu que a tal I Am The Best seria o estopim de algo que iria mudar completamente a minha vida e me ajudaria a construir meus gostos e até mesmo parte do meu caráter.

Hoje, quando acordei e me deparei com a notícia de que 2NE1 havia acabado, a única coisa que me veio a cabeça foram as tardes de 2012 que eu passava jogando Dance Central 3 somente pra ouvir I Am The Best (já que na época eu não tinha internet em casa), as tardes de 2014 que eu passei descobrindo cada vez mais esse universo dos “japoneses”, e principalmente, quando o clipe de Gotta Be You saiu, sendo aquele o primeiro comeback do kpop que eu acompanhei desde as notas da empresa até o lançamento

E hoje essa nostalgia bateu quando dei play na discografia do 2NE1, começando com Fire e terminando com a versão acústica de Come Back Home. Então, decidi fazer uma pequena homenagem a esse grupo que tanto me marcou.

Com vocês, meu top 10 músicas do 2NE1:

10 – I’m Busy

pra-frenteMuita gente não gosta das músicas antigas do 2NE1 por elas terem envelhecido mal por causa do autotune, e é compreensível. Mas por algum motivo, pra mim, isso tudo faz parte do pacote nostálgico que o To Anyone carrega consigo. E pra abrir esse top, a minha bside favorita do álbum. Começando com somente os “nan bappa, damn bappa
Nan bappa, very bappa” e depois crescendo pouco a pouco até chegar num farofão ótimo. Também gosto muito do refrão cantado pela Park Bom com um instrumento de corda que não consigo identificar na backtrack. 2NE1 dizendo que estão ocupadas demais pra dar atenção pro cara abre esse top com grande estilo.

Ouçam aqui

-x-

9 – Ugly

2nd-mini-album

Citem uma música no kpop que tenha uma letra mais identificável que essa, estarei esperando. Sendo uma das melhores coisas que 2NE1 já lançou, Ugly é cantada com emoção e de fato passa a imagem de que elas queriam ser bonitas (imaginem um SNSD da vida cantando isso, por exemplo). De bônus temos CL cantando (não sei vocês, mas eu adoro)

-x-

8 – Happy

2ne1_crush

Happy não é lá um hinão, mas acho que ela marcou uma fase da minha vida em que eu estava totalmente “i’m not happy but i hope you’re happy”, então por isso ela tem uma vaguinha aqui. Quanto ao mv, acho ele aegyo com uma dose de 2NE1sidade, sendo algo bem diferente na filmografia delas. E é sempre bom vê-las felizes e sem a pose de fodonas do rolê.

-x-

7 – Fire

2ne1-fire

Um debut pra lá de icônico, Fire tem tudo que marcou a era de ouro e hoje em dia é motivo de piada: as caixas futurísticas servindo de cenário, as roupas extravagantes, CL fazendo cosplay de Ciclope do X-Men  Quanto a música, tem inglês aleatório na medida certa, um refrão grudento e apresenta bem o estilo que 2NE1 seguiria em sua carreira dali pra frente. E de bônus, é a primeira música do kpop que eu consigo dançar decentemente

-x-

6 – Crush

2ne1_crush

Aff, como eu amo isso aqui, Crush deve ter sido uma das coisas que mais ouvi em 2014 e uma das que mais ouço até hoje. Os versos, o instrumental, o refrão, é tudo tão bom. As partes em inglês são catchy o suficiente pra ficar na memória. Gosto muito do final também. O mv é um pouco aleatório demais, mas acho que é válido (melhor que ficar somente como bside boa, né). Uma pena que tenha sido a última coisa que o grupo gravou.

-x-

5 – Can’t Nobody

pra-frente

O nível de iconicidade que Can’t Nobody possui é tão alto quanto o autotune presente na faixa. As linhas da Minzy, Dara servindo propaganda de cosmético no fim do mv, o final com elas no escorregador do playground do Mc Donald’s, é muita coisa pra se assimilar, e é isso que dá o charme a Can’t Nobody. A música também é boa, tem um replay factor legal. De fato, ninguém pode hold vocês down, 2NE1.

-x-

4 – Don’t Stop The Music

pra-frente

Aqui está um belo exemplo de música maravilhosa que é apenas um CF. CL repetindo “d-d-d-don’t stop the music” com sua voz ~levemente~ robotizada é o destaque da coisa toda. Ainda não sei dizer se prefiro os “fiore” da versão do mv ou os “yah yah yah” da versão do álbum, mas é com certeza uma das coisas mais alegres da carreira do 2NE1. Isso sim é algo que eu não pararia nunca (há)

-x-

3 – I Am The Best

2nd-mini-album

Acho que essa aqui dispensa comentários né? Uma das coisas mais icônicas e atemporais do kpop. Arrisco dizer que sei esse mv de cor, de tanto que assisti essa desgrama. Foi o que me enfiou nesse mundo sem volta que é o kpop, e mesmo se passando 4 anos que ouço I Am The Best eu não enjoei, e a essa altura deve ser algo que não vai acontecer nunca. De fato, vocês são as melhores, e irão deixar uma saudade imensa. Mas, quais músicas são boas e marcantes o suficiente pra roubar o espaço de I Am The Best do meu coração?

-x-

2 – I Love You

tiamo.png

Aqui 2NE1 pega os papéis que cada uma tem dentro do grupo e taca fogo. Temos CL dando uma fucking highnote e Dara fazendo um ~~rap~~. É uma das poucas coisas mais lentas que 2NE1 tem em sua pequena discografia, e entre todas elas, é com certeza a melhor. Em 2012 Teddy parecia estar viciado em mudar o ritmo das músicas em seus finais, e aqui isso funciona extremamente bem. De fato tinha potencial o suficiente pra ser o debut americano do grupo que foi prometido na época, uma pena que não aconteceu. I Love You é ótima, mas não o suficiente para desbancar…

-x-

1 – Gotta Be You

2ne1_crush

COMO EU AMO GOTTA BE YOU. Tudo bem que o clipe é monótono pra caramba e tal, mas sendo sincero? Não acho ele esse horror todo que vocês falam. É visualmente bonito, mesmo que nada aconteça nele e seja só as 4 andando por vários cenários. O refrão, ah, o refrão, como eu amo. Gotta Be You é minha música favorita do Crush e de toda a discografia do 2NE1. E não consigo imaginar outro artista cantando isso aqui, tem que ser você, 2NE1.

-x-

Você pode não gostar de 2NE1, mas é impossível não reconhecer a falta imensa que elas farão no kpop. Um grupo icônico, com integrantes icônicas e mvs e músicas icônicas. 2NE1 é uma das melhores coisas que debutaram na Coreia e é bem triste que tenha acabado sem nem mesmo uma carta de agradecimento pros fãs. Não marcou só a minha vida como o grupo que me trouxe pra esse mundo que é o kpop, mas marcou também toda uma geração de pessoas que devem estar bem tristes hoje.

Geuriwohaeyo, 2NE1

E, pra fechar o post com chave de ouro, remember when…

E vocês, o que pensam sobre tudo o que aconteceu hoje/ontem?

Não se esqueçam de curtir a página do blog, e se gostou do post, divulgue ❤

7 comentários sobre “Top 10 músicas do 2NE1 – Tributo

  1. May disse:

    Nossa, eu lembro quando eu não fazia ideia do que era kpop ou qualquer coisa, pra mim era tudo música, sabe? E tocava I Am The Best em todo lugar. De tudo que o 2ne1 já lançou minhas favoritas são todas do Crush. A icônica faixa que dá o nome do álbum, Comeback Home que é aquela típica música muito triste que dá uma virada pra todo mundo descer até o chão e Happy que sempre terá um espaço no meu coração pela maneira que chegou até mim. Eu estava baixando umas músicas pra minha festa de aniversário e o 4shared me deu ela de presente ao invés da Happy do Pharrel Williams e eu procurei a letra e assisti o MV. Saudades…

    Curtir

  2. Bee disse:

    Meu top conta com algumas das músicas do seu.
    O primeiro MV de kpop foi I Am Te Best,mas eu não entrei de primeira,lembro que achei tudo muito estranho!Depois eu ouvi Come Back Home,baixei e descobri que era o mesmo grupo.
    Gotta Be You também é uma das minhas preferidas,missão de vida tentar fazer o rap da CL nessa música,eu acho muito bom e também não vejo tanto problema no clipe.

    Curtir

Deixe um comentário

